INTRODUÇÃO:
Vivemos numa cultura predominantemente
escrita, num mundo permeado por diferentes objetos escritos, impressos ou
virtuais, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação
leitora.
A todo instante nos deparamos com a linguagem escrita: em jornais, revistas, panfletos,
cartazes, outdoors, placas de trânsito, e-mails, blogs, sites, face book e
outros; um mundo escrito que se põe diante de nossos olhos, nos caracterizando
como verdadeiros leitores ambulantes e, agora, navegantes.
A escola é um ambiente privilegiado por
garantir muito contato com os livros. Entretanto, habilitar-se como leitor
depende não apenas das oportunidades de acesso que se venha a ter com os livros
em sua diversidade e riqueza de quantidade, nem da exercitação e riqueza de
quantidade, nem da exercitação de uma capacidade supostamente especial da
interpretação de textos. Isso vai além. Passar a gostar ou a detestar a
leitura, tem a ver com a qualidade das interações com aquele que intermedeia os
encontros com os textos e, também, com as situações em que as leituras ocorrem.
JUSTIFICATIVA:
Com o propósito de formar alunos capazes de
usar adequadamente a língua materna em suas
modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que leem e
escrevem, a Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette, desenvolve o
Projeto de Leitura “Concurso de Poesias”, trabalhando tanto a leitura quanto a escrita, para estimular a expressão dos sentimentos através da produção da poesia a fim de que os
alunos possam ver a escrita não como uma tarefa escolar, mas uma forma de expressão do sentimento e a leitura como um hábito
cotidiano e prazeroso.
OBJETIVO GERAL:
Estimular nos alunos um processo de leitura e escrita permanente para estarem
continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo
moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
• Desenvolver estratégias e procedimentos de leitura
eficientes para ensinar os alunos;
• Buscar informações, selecionar estratégias de leitura
conforme os propósitos específicos;
• Oportunizar aos estudantes palestra com Poeta da comunidade, buscando ampliar o conhecimento sobre os tipos de poesia;
• Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor
as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
• Identificar as características dos gêneros estudados;
• Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para
produzir textos;
• Produzir as poesias;
CONTEÚDOS:
• Leitura
• Procedimentos de leitura;
• Tipos de poema e poesia;
• Produção poesia;
METODOLOGIA/AÇÃO
1ªs e 2ªs Séries: Produção da poesia
Inicialmente os alunos terão um Palestra com o Poeta do Município, Geraldo de Souza Brasil explicando sobre os diferentes tipos de poema e poesia, para posteriormente realizar pesquisa no laboratório de informática, afim de conhecer poemas e poesias já existentes.
Em um segundo momento os alunos iniciarão a produção das poesias que deverão conter um desenho anexado.
Uma comissão previamente formada, irá escolher as 10 poesias que irão concorrer no concurso que ocorrerá em data estabelecida. No dia do concurso cada um dos dez alunos selecionados irá declamar sua poesia diante do júri e estes escolherão os três primeiros lugares.
As dez poesias selecionadas serão publicadas no livro de poesias que será produzido.
Todas as poesias serão expostas no Varal literário, que será colocado pela escola, afim de que toda a comunidade escolar veja os trabalhos realizados.
As disciplinas envolvidas são Língua Portuguesa e Artes
RECURSOS:
Data show, computador, folhas sulfite, máquina digital, quadro de Vidro
AVALIAÇÃO:
Considerar a participação e o interesse de
cada aluno nas tarefas de pesquisa, leitura e escrita, no desenho anexo à poesia que deve estar em sintonia com a poesia e nas apresentações das atividades propostas com base nas noções e
conceitos construídos ao longo do projeto.
PALESTRA SOBRE OS TIPOS DE POESIA- COM GERALDO DE SOUZA BRASIL |
PALESTRA |
PALESTRA |
PESQUISA SOBRE POEMA E POESIA |
III CONCURSO DE POESIA |
JURADOS |
JURADO |
JURADO |
ALUNA DECLAMANDO |
10 POESIAS SELECIONADAS |
10 SELECIONADOS |
DIRETORA - MARIA ANICE |
PROFESSORA ANDRÉA |
PROFESSORA SANDRA |
VARAL LITERÁRIO |
5 comentários:
A leitura faz muita diferença na vida e aprendizagem dos alunos.
Foi muito bom o concurso, e as apresentações dos alunos muito emocionante.
Belo concurso, incentivando os alunos a litura e também escrita, formando poetas em nosso município!
Belo concurso, incentivando os alunos a litura e também escrita, formando poetas em nosso município!
Realmente este trabalho proporcionado pela escola e realizado pela professora Andréa foi excelente, onde os alunos se superaram e nos deixaram muito orgulhosos. Parabéns.
Postar um comentário